Acordar Bem é Fundamental

A forma como começamos o dia é um fator determinante para que esse dia nos corra bem. Aquilo que fazemos quando acordamos marca o nosso comportamento e o modo como encaramos os desafios que o dia nos apresenta. Sempre fui um pessoa de acordar cedo mas só nos últimos anos adotei certas posturas matinais que, posso afirmar-vos a pés juntos, fazem toda a diferença! Querem saber as minhas dicas?

1) Acordar quando o despertador toca
Está provado que deixar o despertador tocar de 5 em 5 minutos e só levar o toque a sério passado meia hora (às vezes mais) origina “perda de memória, menor capacidade de reação e diminuição do rendimento durante o dia”. Não adiem o despertador! Acordem quando o alarme tocar. Podem até falhar 1 ou 2 vezes mas se o continuarem a fazer o cérebro acaba por se programar e passará a ser automático.

2) Fazer alguns alongamentos e respirações profundas
Saltar da cama num ápice é um choque muito grande para o corpo que passou bastantes horas em modo pausa. Fazer alguns alongamentos prepara suavemente os músculos para o dia que começa e melhora a flexibilidade da coluna. Espreguicem-se bem e façam algumas torções laterais. Depois terminem com algumas respirações profundas, eu utilizo a técnica 4-7-8 (inspirar pelo nariz em 4 tempos, reter em 7 e expirar pela boca em 8 tempos, fazer 4 vezes). Uma respiração completa e profunda oxigena o cérebro e é essencial para uma boa saúde.

3) Meditar, agradecer e sorrir
Depois de respirarmos profundamente entramos num estado de grande consiência do nosso corpo e emoções, ideal para uma breve meditação (quem se assustar com o termo pode chamar-lhe introspeção 🙂 ). Ainda sentados na cama, fechem os olhos durante alguns instantes, foquem-se nos vossos sentidos e no ambiente que vos rodeia. Digam alguns mantras à vossa escolha (por exemplo: “Eu sou alegria”, “Eu sou saúde”, “Eu sou força”) e agradeçam. Sintam a alegria que a graditão gerou no vosso interior e levantem-se com um sorrido nos lábios.

4) Beber um copo de água morna
A água morna em jejum prepara o sistema digestivo para mais um dia de trabalho. Se conseguirem juntar umas gotas de sumo de limão, acabado de espremer, é ouro sobre azul! Desta forma estão também a limpar o organismo de toxinas, a promover uma ação antioxidante e a alcalinizar o sangue, para além de ajudarem as defesas do organismo com a ingestão de vitamina C.

Com este despertar lento e agradável, estão prontos para o novo dia que começa. São apenas 5 minutos que vos vão trazer uma atitude muito mais positiva durante as horas que se seguem. Vale mesmo a pena, experimentem!

You may also like...