Bombons de Cacau para a Páscoa

Por mais que eu tente instituir que na Páscoa não se oferecem ovos de chocolate nem bombons mas sim uma lembrança com mais significado (como um abraço ❤️… ou vá, um livro), não costumo ter muito sucesso nesta minha missão. E como diz o ditado “se não podes vencê-los, junta-te a eles”, opto por me render ao chocolate mas de uma forma mais original e consciente: Fazendo em casa os meus próprios bombons!

Estes são simplesmente deliciosos e não é preciso nenhum mestrado em cozinha para que saiam perfeitos. Apenas com um leve toque de cacau no exterior e com um interior rico e consistente, este bombons em forma de ovinhos são um miminho fantástico para toda a família, na Páscoa e não só! 🙂  Acreditem que toda a gente vai adorar!

Bombons de Cacau para a Páscoa (10 unidades)
[Sem Açúcar, Sem Leite, Sem Glúten, Sem Ovos, Vegan]

Recheio:
– 80 g de cajus
– 30 g de coco ralado
– 1 colh. de sopa de óleo de coco derretido
– 1 colh. de sopa de geleia de arroz (ou outro adoçante a gosto)
– 1/2 colh. de café de baunilha em pó

Cobertura:
– 2 colh. de sopa de cacau cru em pó
– 1 colh. de sopa de oleo de coco
– 2 colh. de sopa de geleia de arroz (ou outro adocante a gosto)

1. Deixar os cajus de molho em água pelos menos durante 2-3 horas.
2. Escorrer os cajus e colocá-los num processador de alimentos com os restantes ingredientes do recheio. Triturar durante alguns minutos até se formar um creme.
3. Colocar a mistura no congelador por 10 minutos para esta solidificar um pouco.
4. Entretanto forrar um tabuleiro pequeno com papel vegetal (usei uma tábua de cozinha).
5. Retirar a massa do congelador e com duas colheres de chá formar pequenos bombons em formato de ovo. Espetar um palito na base dos ovinhos, colocá-los no tabuleiro e levar ao congelador cerca de 15-20 minutos.


6. Enquanto isso, preparar a cobertura. Num tacho derreter em banho-maria o óleo de coco e juntar depois o cacau e a geleia de arroz, mexendo bem.
7. Retirar o banho-maria do lume, mantendo o chocolate dentro do tacho para não solidificar.
8. Tirar os ovinhos do congelador e, pegando no palito, mergulhá-los no molho de chocolate. Colocá-los no tabuleiro e voltar a levar ao congelador para solidificar.

9. No momento de servir retirar os ovinhos do congelador, remover os palitos e deixar alguns minutos à temperatura ambiente. Podem ser mantidos alguns ovinhos no congelador para serem consumidos noutra altura.

You may also like...