Espetadas de Tofu

Aqui me confesso... gosto de tofu. Gosto do seu sabor neutro que se transforma facilmente no que quisermos. Gosto da sua textura suave. Adoro a sua versatilidade.

Muitas pessoas me perguntam a minha opinião relativamente ao seu consumo. E a minha resposta é sempre a mesma: "Com moderação não tem problema". Equilíbrio, sempre!

Não sou muito adepta da soja nem dos seus derivados. A soja é um alimento rico em proteína vegetal mas o seu consumo excessivo pode levar a problemas digestivos, alérgicos, dificuldade de assimilação de nutrientes, pode influenciar negativamente as funções da tiróide e até originar distúrbios hormonais (sobretudo em crianças). Para além de que grande parte da soja que temos à nossa disposição é transgénica (cerca de 75%).

No entanto, ao consumirmos soja na sua forma fermentada, como é o caso do tofu, tempeh, iogurtes, miso, shoyu e tamari, conseguimos aproveitar os benefícios da soja, eliminando estes efeitos negativos. O processo de fermentação faz com que as toxinas da soja sejam neutralizadas e, para além disso, geram-se bactérias benéficas à flora intestinal. Como curiosidade, e ao contrário do que se possa pensar, os orientais não consomem muita soja e, quando o fazem, restringem-se aos produtos fermentados e em pequenas quantidades (o grão de soja serve apenas para a agricultura com o intuito de fertilizar terrenos).

Estas espetadas de tofu ficaram maravilhosas. E são bem fáceis de preparar!

Espetadas de Tofu (5 unidades)
[Sem Ovos, Sem Leite, Sem Glúten, Vegan]

- 250g de tofu
- 1/2 curgete
- 6 cogumelos shitake
- 5 tomates cherry
- 2 colh. de sopa de tamari (ou molho de soja se não forem intolerantes ao glúten)
- 2 dentes de alho
- 1 pedaço de gengibre (1 cm)
- raspa e sumo de 1/2 limão
- 2 colh. de sopa de geleia de arroz
- 3 colh. de sopa de água
- 200 ml de leite de coco
- 1 colh. de sopa de azeite
- pitada de sal

1. Cortar o tofu em cubos. Lavar e cortar a curgete e os cogumelos. Juntar com os tomates numa taça.
2. Preparar a marinada juntando os dentes de alho esmagados, o gengibre ralado, o tamari, a raspa e sumo de limão, a geleia de arroz, a água e o sal. Verter sobre a taça do tofu e misturar bem. Deixar repousar no frigorifico cerca entre 2 a 3 horas (ou de 1 dia para o outro).
3. Passado esse tempo colocar o tofu, as rodelas de curgete, os cogumelos e os tomates alternadamente em espetos de bambu. Pincelar com azeite e levar ao forno pré-aquecido a 180º por 25 minutos, virando a meio do tempo.
4. Entretanto preparar o molho juntando numa panela o líquido da marinada com o leite de coco. Levar a lume brando e ir mexendo até o molho engrossar (se necessário juntar 1 colher de sopa de farinha de araruta).
5. Retirar as espetadas do forno e servir com o molho.

Fizeste esta receita? Partilha comigo o resultado!
Coloca @yourhappynewyou ou a tag #yourhappynewyou na foto do instagram!

You may also like...