Iogurtes de Soja

Sempre gostei muito de iogurte, desde pequena... Quando deixei de consumir leite de vaca e os seus derivados (há já uns bons 10 anos), foi o único alimento de que sentia falta. Comecei por experimentar os iogurtes de soja do supermercado e, apesar de no início ter estranhado o sabor, passado algum tempo passei a gostar. Mesmo os iogurtes naturais, que têm um sabor mais forte, sabiam-me muito bem juntando fruta fresca para adoçar.

Mas a minha consciência começou a avisar-me: "Muitas embalagens plásticas!". E, como tal, comecei em experiências para fazer iogurtes de soja em casa. Comprei uma YogurtNest para me ajudar neste processo e, depois de algumas tentativas falhadas, eis que consegui chegar a um resultado altamente satisfatório para mim (posso mesmo dizer que me agrada bem mais do que qualquer iogurte de compra!). Além de que fica muito mais barato, o que é claramente outro ponto a favor. 😉

Querem experimentar? Aqui fica a receita.

Iogurtes de Soja Naturais (para 2 frascos de 500 ml)
[Sem Açúcar, Sem Ovos, Sem Leite, Sem Glúten, Vegan]

- 1l de leite de soja *
- 1 colh. de chá rasa de agar-agar em pó (cerca de 4g)
- 1 colh. de sopa bem cheia de iogurte natural (ou 1 saqueta de fermento para iogurtes) **

1. Levar ao lume o leite e o agar-agar e deixar aquecer até aos 50º (usar um termómetro de cozinha), mexendo de vez em quando.
2. Retirar do lume, deixar arrefecer até aos 45-48º e juntar o iogurte (ou o fermento). Mexer vigorosamente com uma vara de arames durante alguns segundos.
3. Deitar nos frascos e colocar na iogurteira (YogurtNest ou outra)
4. Deixar entre 6 a 10h e depois colocar no frigorífico pelo menos 2 horas antes de consumir.

IMPORTANTE:

* O leite de soja é o que permite fazer os iogurtes mais parecidos com os iogurtes de origem animal (com os restantes leites vegetais fica mais uma espécie de creme). Deve-se usar bebida de soja sem aditivos (apenas água, soja e sal) e com um teor de proteína elevado (mais de 3g por 100 ml). Existe no Celeiro ou no Miosótis, das marcas Provamel, Sojade ou Isola Bio.
** Para os primeiros iogurtes pode usar-se fermento para iogurte ou iogurte natural de compra, como o natural da Alpro ou da Sojade.

Fizeste esta receita? Partilha comigo o resultado!
Coloca @yourhappynewyou ou a tag #yourhappynewyou na foto do instagram!

You may also like...