Pizza Sem Glúten

Para fãs de pizza, como eu, adotar uma alimentação sem glúten pode ser um grande (e penoso 😉) desafio. Comer pizza fora é para esquecer e, mesmo em casa, não é fácil reproduzir uma massa saborosa e crocante sem farinha de trigo.

Mas ainda bem que sou persistente…  Após muitas tentativas falhadas, posso dizer-vos que consegui fazer uma base de pizza sem glúten super saborosa e que me enche as medidas! A estrela deste filme é o trigo sarraceno, que eu adoro e uso muito, não só para pães mas também para panquecas, bolos, tartes ou como acompanhamento de refeições, na sua versão em grão.

O trigo sarraceno não é um cereal mas sim um pseudo-cereal que não tem glúten na sua composição (apesar de ter trigo no nome). É por isso uma boa opção para pessoas que possuam sensibilidade ao glúten ou doença celíaca. É uma excelente fonte de proteínas de fácil digestão, tem baixo índice glicémico (mantém os níveis de açúcar no sangue mais baixos do que o arroz ou o trigo), sendo uma poderosa fonte de energia. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, possui propriedades anti-inflamatórias e contribui para manter um baixo nível de colesterol, entre outros benefícios.

E pelos vistos faz pizzas fantásticas… Esta massa não é fermentada, o que é uma mais valia para mim que sou sensível ao fermento químico. Logo é 2 em 1! Como não precisa de amassar (mais um ponto a favor!), o processo de produção é super simples. Consegui captar o vosso interesse? Então vamos lá experimentar!

Pizza de Trigo Sarraceno (1 pizza retangular 19×29 cm)
[Sem Leite, Sem Ovos, Sem Glúten, Vegan]

– 150 g de trigo sarraceno em grão
– 60 ml de água
– 1 colh. de sopa de azeite
– 1 colher de café de alho em pó
– 1 colh. de chá de sal marinho

Para os toppings:

– Molho de tomate (usei caseiro)
– Cogumelos shitake (ou outros)
– Curgete
– Brócolos cozidos
– Queijo vegan (usei mozarella ralado da Violife)
– Orégãos

1. Colocar o trigo sarraceno de molho no dobro da água durante 8h (no frigorífico).
2. Passado esse tempo lavar bem com água corrente e deixar escorrer toda a água (usar um coador).
3. Num processador de alimentos juntar o trigo sarraceno, a água, o sal, o azeite e o alho em pó. Picar durante
alguns minutos até se formar uma espécie de papa.
4. Pré-aquecer o forno a 190º. Forrar um tabuleiro ou forma redonda com papel vegetal e colocar a massa. Levar ao forno entre 10 a 15 minutos.
5. Retirar do forno, virar a massa ao contrário e deixar assar mais 10 minutos desse lado, até estar ligeiramente dourada.
6. Retirar novamente do forno e deitar os toppings começando pelo molho de tomate e terminando com o queijo e os orégão.
7. Levar de novo ao forno mais 15 minutos ou até todos os ingredientes estarem cozinhados.

You may also like...