Puré de Millet e Couve-Flor

Uma das coisas que me dá mais gozo na cozinha é inventar receitas e experimentar coisas diferentes. Adoro a sensação de criar pratos pouco comuns, sobretudo quando na hora de provar chego à conclusão que o resultado é maravilhoso! Acho que um dos problemas da alimentação de hoje em dia é que as pessoas se acomodaram aos ingredientes e sabores mais comuns e não se atrevem a mudar. Comem sempre o mesmo, aquilo que sabem que gostam, sem experimentar coisas novas. E muitas só de ouvir a palavra saudável até fogem… acham logo que não vão gostar. Há tantos alimentos fantásticos, tantas formas de cozinhar diferentes… A inovação abre a nossa mente, estimula os sentidos e torna-nos pessoas mais felizes (não só na culinária como na vida).  Felizmente acho que as coisas estão a mudar e a evoluir nesse sentido, o que é muito bom.

Tudo isto para dizer que fiz uma experiência que me correu bastante bem. Adoro purés, sejam eles de legumes, fruta, tubérculos ou cereais. E o puré de batata traz-me boas memórias de infância (graças ao empadão que a minha avó me fazia). Como não sou consumidora de batata, visto ter intolerância a este alimento e também porque não ganho nada com isso em termos nutricionais, evito este puré, mas num momento mais saudosista apeteceu-me recriá-lo usando ingredientes alternativos. E para tal usei o millet… Se estão a estranhar é porque ainda não comprovaram a versatilidade deste cereal. Apesar de se vender em bolinhas (tipo cuscus), quando bem cozido o millet facilmente se transforma em puré. E não é que o sabor, não sendo igual ao do puré de batata, se assemelha bastante? Juntei couve-flor para uma versão ainda mais saudável e menos rica em hidratos e eis que o resultado foi mais do que aprovado. Sem dúvida a repetir! Já disse que adoro esta sensação? 🙂

Se tiverem curiosidade em saber os benefícios do millet para a saúde leiam aqui.

Puré de Millet e Couve-Flor (4 pessoas)
[Sem Glúten, Sem Leite, Sem Ovos, Vegan]

-1 cháv. de millet
-1 cháv. de couve flor partida em pedaços
-3 chávenas de chá de água
-1 cebola média
-1 dente de alho
-2 colheres de sopa de azeite
-2 a 3 colheres de sopa de leite vegetal
-sal e noz-moscada a gosto

1. Lavar o millet e colocá-lo numa panela com a couve-flor, a cebola, o dente de alho e o sal.
2. Juntar a água e levar ao lume. Quando ferver, reduzir o lume para o mínimo e deixar cozinhar cerca de 20 minutos.
3. Adicionar o azeite e triturar com a varinha mágina. Acrescentar o leite, temperar com noz-moscada e retificar o sal, se necessário. Voltar a triturar até o puré estar cremoso.
4. Decorar com noz-moscada e servir.

You may also like...