Queijadinhas de Iogurte de Coco

O desperdício mexe comigo, admito… Desde sempre. E o meu caminho de desenvolvimento pessoal levou-me a dar cada vez mais importância à redução do desperdício, tanto alimentar como de outros bens de consumo. Acho que quando nos tornamos mais atentos a nós e às nossas necessidades, acabamos por ficar também mais conscientes do mundo que nos rodeia e com maior preocupação pelas outras pessoas e pelo ambiente. Minimizar o desperdício é já para mim um dever, mas um dever saudável, que me faz sentir mais ligada à natureza como um todo.

E em relação ao desperdício alimentar, nem se fala… Como é possível deitarmos comida fora quando há tanta gente que precisa? Tento passar essa mensagem aos meus filhos e felizmente acho que eles a incorporaram bastante bem, normalmente comem sempre tudo o que está no prato e só tiram a quantidade que querem mesmo comer.

Eis algumas dicas práticas que sigo para reduzir o desperdício alimentar:

– Planear as refeições semanais.
– Levar sempre lista de compras nas idas ao supermercado para trazer apenas o necessário.
– Colocar no prato pouca comida e, havendo vontade, repetir.
– Aproveitar todas as partes das frutas e dos vegetais, para sopas, bolos, estufados ou águas aromatizadas.
– Levar sempre uma caixa na mala quando vamos ao restaurante (não se riam mas eu faço isso! 🙂 ). Se sobrar comida aproveita-se para outra refeição (e evitamos ter de pedir as caixas plásticas no local).
– Ter atenção ao prazo de validade dos produtos para não deixar estragar sem necessidade.

Para mim é mesmo um prazer criar receitas com alimentos que sobraram de outras preparações e que de outra forma iriam para o lixo. E se há coisa que não vai para o lixo na minha cozinha é comida! Há mil e uma formas de reutilizar alimentos com resultados muitas vezes surpreendentes. E as queijadinhas que vos deixo hoje são um bom exemplo. 🙂

Tinha feito iogurte de coco em quantidade e notei que não o conseguiria acabar antes de se estragar. “Bora lá inventar uma receitinha nova” – pensei. E saíram estas queijadas tão bonitas e saborosas. Não são doces!!! (aviso já os gulosos para não se desapontarem depois… 🙂 ). Mas fazem um lanchinho muito agradável e nutritivo.

Queijadinhas de Iogurte de Coco (10 unidades)
[Sem Açúcar, Sem Leite, Sem Glúten, Paleo]

– 1 iogurte de coco (ou outro qualquer)
– 50g de farinha de amêndoa
– 40g de polvilho doce
– 1 colh. chá rasa de bicarbonato de sódio
– 2 ovos bio
– 2 colh. de sopa de óleo de coco derretido
– sumo de 1/2 limão pequeno

1. Numa taça ou robot de cozinha misturar o iogurte, os ovos, o óleo de coco e o sumo de limão.
2. Numa outra taça misturar as farinhas e o bicarbonato.
3. Juntar o conteúdo das duas taças e envolver.
4. Colocar em forminhas e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 30 minutos.
5. Desenformar e deixar arrefecer sobre uma rede.

NOTA: Para uma versão doce juntar 4 colh. de sopa de açúcar de coco no passo 1 da receita. Também se podem aromatizar as queijadinhas com canela ou baunilha em pó.

You may also like...