Saúde Holística: O que é isso?

Muitas vezes me perguntam: “Saúde holística? Mas o que é isso?“. Como tal hoje decidi falar sobre este assunto, para esclarecer quem também tenha esta dúvida… 🙂

A palavra holística vem do grego “holos” e significa todo, inteiro (o que a língua inglesa adaptou para “whole”). Como coach de saúde holística tento perceber cada pessoa como um todo, tendo em conta não só as necessidades do corpo como também da mente e da alma. Porque sei que só estamos bem e com saúde quando todas as partes do nosso “Eu” estão em equilíbrio. De nada valem os sumos verdes e os legumes se a nossa vida é dominada por stress, conflitos e maus relacionamentos (falo por experiência própria).

Como costumo dizer, há 2 tipos de alimentos: os que colocamos no nosso prato, ou seja, a comida (a que chamo secundários) e aqueles que nos nutrem a um nível bem mais profundo (os alimentos primários), tais como os relacionamentos, a situação profissional, a espiritualidade, o exercício físico, o descanso. Estes são a nossa principal fonte de energia, apesar da maioria das pessoas não os encarar como tal. Quanto mais alimentos primários dermos a nós próprios, menos dependeremos dos alimentos secundários. É neste equilíbrio que reside a verdadeira saúde e felicidade.

E é esse equilíbrio que procuro ajudar as pessoas a alcançar, porque muitas vezes não o conseguimos fazer sozinhos. O excesso de informação que temos disponível hoje em dia acaba por ser prejudicial. É normal ficarmos baralhados com o que devemos comer, com a forma como nos devemos comportar, com o que está ou não correto.  E o “certo” e o “errado” são coisas que não existem, são conceitos relativos. Existe sim aquilo que se adequa à nossa individualidade, ao nosso corpo em particular, à nossa maneira de ser, ao nosso estilo de vida. Só temos de aprender a sintonizarmo-nos connosco…

Se acharem que poderei ser a ajuda que precisam, digam-me qualquer coisa.

Bom fim de semana! ❤️

You may also like...