Sobre o Ghee

Descobri o ghee não há muito tempo e fiquei fã…

O ghee é 100% gordura de manteiga (ou manteiga clarificada) e obtém-se separando o óleo dos restantes componentes da manteiga comum (água, proteínas e lactose, entre outros). O ghee é das melhores gorduras que podemos usar na alimentação pois, para além de ser muito saboroso, é muito resistente a altas temperaturas. Se for feito com manteiga biológica de elevada qualidade, o ghee é uma excelente fonte de vitaminas liposolúveis, incluindo vitamina A (essencial para a saúde do fígado e para o equilíbrio hormonal).

O ghee tem o mesmo teor de gordura da manteiga mas é de mais fácil digestão, visto ter níveis de proteína láctea e lactose muito reduzidos. É por isso ideal para pessoas que não toleram bem produtos lácteos (é o meu caso). Claro que, sendo fonte de gordura saturada, o ghee deverá ser consumido com moderação e como parte de uma dieta equilibrada.

Confesso que experimentei o ghee por curiosidade, depois de começar a ler mais coisas sobre Ayurveda e me ter identificado muito com os princípios deste sistema de medicina milenar indiano. Para a Ayurveda o ghee é considerado um alimento sagrado, nutritivo e purificador. É também muito utilizado como óleo de massagem e para tratamento de queimaduras e problemas de pele. Notei que me sentia melhor aumentando a ingestão de gordura em todas as refeições (derivado de ser dosha Vata e por isso necessitar de alimentos oleosos para equilibrar o meu tipo frio e seco). E isso refletiu-se nos meus níveis de energia e bem-estar.

Adoro ghee derretido por cima do arroz ou para untar os vegetais antes de irem ao forno. Também fica muito bom barrado no pão, em substituição da manteiga. E pode ser usado em todas as receitas que levem óleo de coco.

O ghee enconta-se à venda em qualquer supermercado biológico. Eu costumo comprar no Amor Bio ou no Miosótis (marca Ghee Easy). Mas caso se queiram aventurar, aqui deixo a receita para fazerem em casa (admito, tenho andado preguiçosa e não o tenho feito, mas é mesmo muito fácil).

Ghee (para cerca de 400g)

– 500g de manteiga biológica sem sal (2 pacotes pequenos)

1. Colocar a manteiga numa panela e ligar o lume baixo até a manteiga começar a libertar bolhinhas e aparecer espuma (que deverá ir sendo retirada com uma colher, sem mexer muito a panela).

2. Quando já não houver mais espuma (cerca de 20 minutos), o processo estará terminado e teremos líquido transparante em cima e os resíduos em baixo.

3. Utilizar um coador para retirar a gordura de cima, colocando-a num frasco de vidro. Quando arrefecer irá solidificar (deitar fora os resíduos).

4. Guardar no frigorífico ou num local fresco (se o tempo estiver quente o ghee ficará líquido de novo mas tal não modifica as suas propriedades).

You may also like...